terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia do Desafio

No dia 25 (quarta – feira) nossa escola participou do dia do desafio.
O dia do desafio é celebrado anualmente na última quarta-feira do mês de maio. 
O principal objetivo desta data é motivar a população a prática de atividades físicas, seja para melhorar a saúde física como também a mental.
Nesta data, as comunidades de diferentes cidades do Brasil e toda a América Latina se reúnem para disputar, amistosamente, competições e desafios que estimulam o corpo.
A proposta é que cada pessoa faça qualquer tipo de exercício físico por pelo menos 15 minutos, fazendo desta ação um hábito diário.

Neste ano nossa cidade competiu com a cidade de Comayagua que fica em um país chamado Honduras.
Veja as fotos da nossa turminha se mexendo.



segunda-feira, 30 de maio de 2016

Vulcões em erupção

Dia 25 de maio os alunos do 4º ano D - professora Noely (manhã)  e 4º ano F - professora Sueli (tarde) fizeram uma exposição aos demais alunos da escola sobre vulcões. Realizaram experiências utilizando vinagre e bicarbonato de sódio para simular a erupção. Os alunos aprenderam e se divertiram muito.
Confira o vídeo registrado com os alunos do 4º ano D.



sexta-feira, 20 de maio de 2016

Vinícius de Moraes - Nossos trabalhos

O mês de maio está se encerrando e a cada dia nossa escola fica mais repleta de belos trabalhos realizados por nosso alunos. Vamos conhecer um pouco do que está sendo feito.

 Atividades sendo expostas.



Dinâmicas com o poema "O elefantinho"

 Poema "As borboletas"

 Poema "A galinha D'Angola - Lembrança dia das mães

 Poema "O relógio"


 Aula de educação física planejada junto do poema "O leão"

Trabalhos do 2º ano C - Poesia A coruja e a Arca de Noé



Vinícius de Moraes - Biografia



Vinícius de Moraes foi o poeta escolhido para abrilhantar os trabalhos do projeto "Varal de poesia" durante o mês de maio.
Vamos conhecer um pouco sobre este grande poeta.
Marcus Vinícius de Melo Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 19 de outubro de 1913.
 Vinícius era um menino levado, sempre o líder das aventuras entre os irmãos. Criativo, cismou que queria ser poeta e começou logo a estudar poesia. Depois decidiu que não queria só escrever e começou a tocar.
Mesmo com o sonho de ser poeta, o menino Vinícius não podia imaginar que seria um dia o famoso Vinícius de Moraes. Não fazia ideia de como ia ser importante para o Brasil e de que uma música sua seria a segunda mais tocada em todo o planeta – “olha, que coisa mais linda, mais cheia de graça…”
Além de falar de amor em canções como Garota de Ipanema, Vinícius usava a imaginação fértil para transformar qualquer coisa em verso. Atendendo aos pedidos de seus filhos e assim o poeta colocou elefantes, borboletas e até marimbondos na dança!
Seus poemas infantis formaram o livro Arca de Noé, que mais tarde foi musicado. Apesar de tantos bichos interessantes, a poesia mais famosa da obra é aquela em que o poeta tentou ser construtor e, usando as palavras como tijolos, criou a casa que toda criança já visitou em pensamento, lá na Rua dos Bobos, número Zero.
Vinícius faleceu no dia 09 de julho de 1980 em sua cidade natal.

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Cecília Meireles - Nossos trabalhos

Durante o mês de abril nossos alunos se aprofundaram nos estudos sobre a grande poetisa Cecília Meireles. Cada sala de aula juntamente de sua professora realizou trabalhos voltados para aulas de Língua Portuguesa, Educação Física e Artes.


Entrada do nosso corredor literário



Trabalho realizado pelos professores e alunos.

Alunos do 3º ano C da professora Fernanda brincam de bolhas de sabão após estudarem o poema "Bolhas" em sala.


Encerramento da semana de trabalho com a poesia "Bailarina"
Produção dos alunos do 5º ano D da professora Emilene.




Encerramento do dia em que nossos alunos receberam a visita de uma ex-aluna de nossa escola, Larissa Maria que nos presenteou com uma linda apresentação sobre o poema "Bailarina".