PROJETO CURRICULAR – 2016
UNIDADE ESCOLAR: ESCOLA MUNICIPAL “PROFESSOR JOAQUIM PEREIRA DA SILVA”
| |
PROFESSOR(ES): Adriane Magalhães Silva, Amanda Carolina Gonçalves Muhlen, Amanda Cristine Moreira Honorato Luciano, Angela Maria de Godoy, Diana Lúcia de Carvalho Lima, Glaucimeire Pereira Carvalho, Elciane Braga Duarte Waldhelm, Emilene Cristina dos Santos Moreira, Eliana Monteiro, Fernanda da Costa e Silva Alves, , Karim da Cunha Gonçalves, Lidiane Vilela Antunes, Marlucy Fernandes Bueno dos Reis, Miriam de Castro Santos, Noely Dheckeline de França Motta, Patricia Aparecida da Costa Pereira, Suelani Alves Nunes, Sueli Aparecida Arantes e Silva, Sueli de Paula Duarte de Oliveira.
| |
TURMA: 1º ano B, 2º ano B, C e D, 3º ano A, B, C e E 4º ano A até o F, 5º A até E
|
PERÍODO: Manhã/Tarde
|
TEMA: Leitura
|
TÍTULO: Varal de Poesias
|
TEMPO ESTIMADO: Março a novembro
|
EIXOS, DISCIPLINAS OU ÁREAS ENVOLVIDAS: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física.
|
JUSTIFICATIVA: A poesia desperta a sensibilidade para a manifestação do poético no mundo, nas artes e nas palavras; O convívio com a poesia favorece o prazer da leitura do texto poético e sensibiliza para a produção dos próprios poemas; O exercício poético ajuda no desenvolvimento de uma percepção mais rica da realidade, aumenta a familiaridade com a linguagem mais elaborada da literatura e enriquece a sensibilidade. A poesia (gênero literário) é a expressão de nossos sentimentos, valores e visão de mundo, porém, ela se materializa no poema. A fantasia, a sensibilidade e o predomínio da linguagem afetiva caracteriza o campo da poesia e da infância e, por isso, a experiência que a criança deve ter na escola em relação à poesia é aquela em que o seu valor artístico seja trabalhado de forma lúdica e prazerosa, na qual a música, os jogos e as brincadeiras façam parte desse universo, como argumenta Cunha (1994): Sabemos que a poesia de nossa época está próxima das cantigas populares e folclóricas, das canções de ninar, dos versos de roda e dos jogos - e ao entrar na escola esta é a experiência que a infância tem, e continuará a ter no período escolar no campo da poesia. (p. 120) Ludicidade, arte e poesia são conhecimentos que se entrelaçam. Segundo Elias José (2003, p. 11) “vivemos rodeados de poesia”, ou seja, poesia é tudo que nos cerca e que nos emociona quando tocamos, ouvimos ou provamos, poesia é a nossa inspiração para viver a vida. Sabidos de que a poesia é um dos gêneros literários mais distantes da sala de aula, é preciso descobrir formas de familiarizar e de aproximar as crianças e os jovens da poesia.
|
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
OBJETIVO GERAL – O objetivo não é transformar os discentes em grandes escritores de poemas, mas sim transformá-los em leitores aptos a interpretar e compreender o que o poeta quis transmitir em meio aos versos, bem como despertar o prazer de ler.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
DESENVOLVIMENTO (ETAPAS):
Março
Apresentação do projeto para alunos;
Leitura de poesias de Cecilia Meireles
Apresentação da biografia Cecilia Meireles
Montagem do caderno de projetos
Montagem do Corredor literário e varal de poesias
Apresentação de Sarau com poesias de Cecília Meireles (Teatro, música e dança)
Abril
Leitura de poesias de Vinícius de Moraes
Apresentação da biografia Vinícius de Moraes
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Vinícius de Moraes (Teatro, música e dança)
Maio
Leitura de poesias de Elias José
Apresentação da biografia Elias José
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Elias José (Teatro, música e dança)
Junho
Leitura de poesias de Ruth Rocha
Apresentação da biografia Ruth Rocha
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Ruth Rocha (Teatro, música e dança)
Julho
Leitura de poesias de Roseana Murray
Apresentação da biografia Roseana Murray
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Roseana Murray (Teatro, música e dança)
Agosto
Leitura de poesias de Pedro Bandeira
Apresentação da biografia Pedro Bandeira
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Pedro Bandeira (Teatro, música e dança)
Setembro
Leitura de poesias de Maria Quintana
Apresentação da biografia Maria Quintana
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Maria Quintana (Teatro, música e dança)
Outubro
Leitura de poesias de Tatiana Belinky
Apresentação da biografia Tatiana Belinky
Montagem do Corredor literário e varal de poesias do mês
Apresentação de Sarau com poesias de Tatiana Belinky (Teatro, música e dança)
Novembro
Releitura de poesias e produção escrita dos alunos
Ensaios da apresentação de sarau final para os pais
|
RECURSOS:
Livros, rádio, CD, revistas, jornais, material de arte, cenários e figurinos.
|
AVALIAÇÃO:
•O interesse do aluno por ouvir, ler e escrever poemas.
•Assiduidade e participação nas atividades realizadas.
•A sensibilidade e a criatividade na recepção, apreensão e produção de textos poéticos.
•A socialização das ideias do aluno perante o grupo e o respeito às ideias do outro.
•Autonomia e posicionamento crítico na leitura e produção de poemas.
•O uso adequado da linguagem na expressão oral e escrita dos alunos.
•Desempenho na realização das atividades individuais e grupais e dos trabalhos de pesquisa.
•A qualidade das produções escritas nos campos formal, discursivo e semântico observando as habilidades faixa etária dos alunos.
|
RESULTADO FINAL (PRODUTO OU EVENTO): Sarau para os familiares com dramatização e declamação de poesia. Produção de um blog da escola no qual mensalmente será publicado poesia dos alunos e o produto do trabalho realizado em sala de aula.
|
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília:MEC,1997.
BRASIL. Secretaria de educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização: concepções e princípios: ano 1: Unidade 1- Brasília: MEC, SEB, 2012
SARAIVA, Juracy Assmann. Literatura e Alfabetização do Plano do Choro ao plano de ação.
AMARAL, Emília; ANTÔNIO, Severino; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo. Novas Palavras: Literatura Gramática, Redação e Leitura. São Paulo: FTD, 1997 – Coleção Novas Palavras, V.2, p. 60.
BRASIL. Ministério da educação. Ensino Fundamental de nove anos: orientações para a inclusão da criança de seis anos de idade. 1. ed. Brasília: FNDE, Estação Gráfica, 2006.
CUNHA, Maria Antonieta Antunes. Literatura Infantil: Teoria & Prática. 5ª ed. São Paulo: Ática, 1986.
FRANTZ, Maria Helena Zancan. O Ensino da Literatura nas séries iniciais. 2ª ed. Ijuí: Unijuí, 1997.
GERALDI, João Wanderley. [et all]. O texto na sala de aula. Editora Ática, Coleção na Sala de Aula, São Paulo, 1999.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário